domingo, 18 de outubro de 2015

COPA-COGECA defende o fim das barreiras não tarifárias no comércio com os EUA

Outubro 15
13:26
2015

Vai realizar-se nova ronda negocial entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA), para o futuro acordo de parceria (Transatlantic Trade and Investment Partnership), em Miami, nos dias 19 a 23 de Outubro.

Antecipando esta ronda negocial, o COPA-COGECA, através do seu Secretário-geral Pekka Pesonen, exige dos negociadores que levantem as barreiras não tarifárias e as burocráticas, que, por vezes, bloqueiam a entrada de produtos europeus no mercado americano.

Estas barreiras incluem o lentíssimo processo burocrático para a aprovação de entrada de frutas e legumes, controlos desnecessários e condicionalismos de acesso a alguns portos.

Os produtos lácteos também sofrem com estas barreiras, como, por exemplo, a obrigatoriedade de alguns queijos terem de fazer uma quarentena de dois meses antes de serem comercializados.

Entretanto, os responsáveis do sector leiteiro europeu defendem uma maior protecção dos produtos com indicação geográfica protegida. Na produção de carne de bovino, é pedida uma especial atenção pela diferença de custos de produção.

Sem comentários:

Enviar um comentário