sábado, 14 de novembro de 2015

Chuva em Outubro termina com situação de seca em quase todo o país

 10-11-2015 

 
A chuva que caiu em Outubro permitiu acabar com a seca meteorológica em quase todo o país, registando-se apenas uma situação de seca fraca no sul de Portugal, refere o boletim meteorológico mensal.

Segundo o boletim publicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Outubro apenas se mantinha em situação de seca meteorológica fraca oito por cento do território nacional.

No documento, o IPMA refere que Outubro se caracterizou por ser um mês chuvoso e quente, com as condições meteorológicas predominantes a serem de «céu muito nublado e de precipitação». «O valor médio da temperatura média do ar, 17,06º C, foi superior ao valor normal com uma anomalia de +0,85º C», salienta o documento.

O IPMA sublinha também que a temperatura mínima registada em Outubro, com um valor médio mensal de 12,54º C, foi o "6.º valor mais alto desde 2000 e o 15.º mais alto desde 1931».

No boletim, o IPMA refere que devido a uma depressão, registada a 17 de Outubro, o «vento atingiu valores excepcionalmente elevados de vento médio, entre 70 e 90 quilómetros/hora, e rajadas superiores a 140 quilómetros/hora», destacando a rajada de 169 quilómetro/hora registada no Cabo da Roca, no distrito de Lisboa.

Fonte: Diáriodigital; Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário