sábado, 14 de novembro de 2015

Preços mundiais dos alimentos sobem impulsionados pela meteorologia adversa

06-11-2015 
 

 
Os preços dos principais produtos básicos alimentares aumentaram em Outubro, uma subida impulsionada por preocupações sobre a meteorologia adversa e o seu impacto no fornecimento de açúcar e óleo de palma.

O Índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) teve uma média de quase 162 pontos em Outubro, cerca de 3,9 por cento em relação a Setembro, mas ainda seis por cento inferior em comparação ao ano anterior.

O Índice de preços do açúcar da FAO liderou o aumento geral de Outubro, com um crescimento de 17,2 por cento frente a Setembro, com alguns receios de que o excesso de chuva nas principais regiões produtoras no Brasil afecte a colheita da cana-de-açúcar, em conjunto com as informações sobre a seca na Índia e na Tailândia.

A crescente preocupação de que o fenómeno El Niño possa dificultar o fornecimento de óleo de palma do próximo ano na Indonésia e o lento avanço das plantações de soja no Brasil, também devido á meteorologia desfavorável, levou a um aumento de 6,2 por cento no Índice de preços dos óleos vegetais da FAO.

Os preços dos lacticínios subiram em 9,4 por cento desde setembro devido à apreensão sobre a possível redução da produção de leite na Nova Zelândia, Por outro lado, o índice de preços da carne permaneceu estável.

Par aos cereais, o índice também subiu, mas uns modestos 1,7 por cento, em parte pela crescente preocupação pela seca que afecta as culturas de trigo na Ucrânia e zonas do sul da Federação da Rússia.

O Índice de preços da FAO dos alimentos é ponderado em base das trocas comerciais que faz o seguimento dos cinco principais grupos de produtos alimentares básicos nos mercados internacionais, nomeadamente, cereais, carne, lacticínios, óleos vegetais e açúcar.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário