segunda-feira, 11 de abril de 2016

Bruxelas não está a fazer o suficiente para resolver problemas do leite e da carne de porco, diz CAP


O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, alertou hoje para os riscos da destruição dos setores da carne de porco e do leite em Portugal e acusou Bruxelas de não estar a fazer o suficiente.


"Temos de proteger a produção nacional. Portugal é deficitário na produção de carne de suínos, mas é autossuficiente na produção e leite. Corremos o risco de estarmos a caminhar para a destruição das empresas destes setores", disse João Machado, no final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém.
A CAP transmitiu ao chefe do Estado a sua preocupação com um problema que já não é só nacional, mas europeu, e que carece de medidas urgentes por parte das instâncias europeias.
"Bruxelas não está a fazer o suficiente e, quando acordar, já temos metade da produção falida. Há países com custos de produção mais baratos e estão a equilibrar-se", ao contrário de Portugal, onde a eletricidade e a água são mais caras, considerou João Machado.
Para o presidente da CAP, se o problema dos suínos é a nível europeu, já o problema do leite é mundial, e "foram fortemente penalizados pelo fim das quotas e pelo embargo à Rússia".
João Machado reconheceu, contudo, que "houve uma pressão verdadeira do ministro da Agricultura em Bruxelas" para procurar uma solução para estes setores, que "tem de ser europeia, agressiva e rápida".
Há precisamente uma semana, os suinicultores pediram a "solidariedade" dos representantes da Comissão Europeia em Portugal para que negoceiem com a Rússia e acabem com o embargo à carne de porco.
Dinheiro Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário