terça-feira, 5 de abril de 2016

França quer interdição imediata de inseticida



 05 Abril 2016, terça-feira  AgroflorestalAgricultura

O ministro da Agricultura francês, Stéphane Le Foll, anunciou que vai pedir a Bruxelas a proibição imediata do uso do inseticida dimethoate, utilizado na fileira arborícola, em particular, muito utilizado nas cerejeiras, na luta contra a moscadrosophila suzukii.
A França quer a proibição imediata da utilização deste inseticida, no tratamento de frutas e legumes, em todo o território comunitário e também a proibição da entrada de cargas provenientes de países que autorizem este inseticida.
Com este pedido de urgência, a Comissão Europeia tem sete dias para se pronunciar. Passado este prazo e se não houver decisão, a França invocará a clausula de salvaguarda nacional e proibirá a importação de cerejas de todos os países onde o inseticida é autorizado.
Em 2013, a EFSA (European Food Safety Authority) identificou problemas ligados à utilização deste produto, pedindo aos Estados-membros que investigassem as consequências da sua utilização.
As autoridades francesas, depois da investigação que realizaram, decidiram retirar do mercado este insecticida, cuja marca comercial é Dimate BF 400.
Fonte: Agroinfo

Sem comentários:

Enviar um comentário