terça-feira, 31 de maio de 2016

Rendimento agrícola da UE cai 4%



 30 Maio 2016, segunda-feira  Política AgrícolaAgricultura

O rendimento agrícola da União Europeia (UE) reduziu em termos reais 4% em 2015, de acordo com a segunda estimativa da Eurostat.
agricultura
Registaram-se grandes diferenças entre Estados-membros, como a Alemanha, com -26%; a Dinamarca, -19,7%; Roménia, com -17,9%; Luxemburgo, com -13,6; Bulgária, -12,1%; Finlândia, -11,6 pontos percentuais; República Checa, -10,8 pontos; Eslováquia, -10,5%; Polónia, -8,9 pontos; Hungria, -6,3; Áustria, -3,9; Países Baixos, -0,8% e os rendimentos por trabalhadora renuiu 2,1%.
O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, considera que estes resultados confirmam a má situação em que se encontram os produtores da UE, com preços baixos de mercado e altos custos de produção.
Para além disso, o embargo russo contribui para piorar a situação, tal como o colapso dos preços do petróleo e o abrandamento no crescimento da procura por parte da China. Por conseguinte, Pesonen considera ainda que a Comissão Europeia deve duplicar os seus esforços para encontrar novos mercados de exportação e aumentar as medidas de promoção e também garantir que a ajuda do pacote acordado em setembro chega aos produtores.
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário