sexta-feira, 3 de junho de 2016

Guia de Comercialização de Cortiça no Campo (DOWNLOAD DO PDF)


Capa_Guia_CortiaUm dos Resultados do Projeto "CORKNOW-HOW: CONHECIMENTO SUBERÍCOLA EM REDE" cofinanciado pelo FEADER - A Europa investe nas zonas rurais - no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional.

Portugal é o principal produtor mundial de cortiça e esta é uma atividade com grande representatividade nas exportações nacionais. No entanto, diversos fatores estão a reduzir o valor económico dos Montados de Sobro, representando uma grande ameaça para a sustentabilidade destas importantes paisagens e, consequentemente, para territórios onde a sua influência é determinante enquanto motor de desenvolvimento económico. Os territórios produtores de cortiça sofrem, como a generalidade das zonas rurais, de forte êxodo de pessoas e de atividades económicas.

O reforço da competitividade dos produtores suberícolas, depende, entre outros fatores, da melhoria da qualidade do processo produtivo, da sustentabilidade do montado de sobro e da divulgação de métodos e práticas inovadoras aplicados às várias fases do ciclo de produção e comercialização da cortiça.

O Guia de Comercialização de Cortiça no campo pretende servir como apoio ao produtor suberícola, abordando as questões logísticas da tirada, forma de comercialização, técnicas de empilhamento, teor de humidade, custos de extração e de produção, produtividade, etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário