quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Descoberto campo de cultivo de batatas com 3800 anos



As escavações puseram a descoberto 3768 "wapatos", o equivalente às atuais batatas
Foto: Pedro Correia/Arquivo Global Imagens


Restos de batatas com 3800 anos descobertos no Canadá são "a primeira prova" de que as populações autóctones da América do Norte já cultivavam o tubérculo.

O batatal, descoberto nas terras ancestrais da tribo Katzie, hoje pertencentes à província canadiana de Colúmbia Britânica, constitui "a primeira prova" de agricultura por parte dos povos caçadores-recolectores da região durante esse período, segundo um estudo publicado na edição de dezembro da revista "Science Advances".

Os autores do trabalho, coordenado por Tanja Hoffmann e por arqueólogos da Universidade Simon Fraser, concluíram que as populações indígenas da região do noroeste Pacífico tinham aproveitado áreas pantanosas para aumentar a produção daquelas plantas alimentares selvagens.

A tribo local colocou provavelmente pedras para delimitar o terreno cultivado e impulsionar o crescimento dos "wapatos", o equivalente às atuais batatas.

Os investigadores encontraram também 150 fragmentos de utensílios moldados pelo fogo no local da escavação, que pensam ser as pontas de ferramentas que serviam para lavrar a terra.

O equivalente antigo da batata, que crescia entre outubro e fevereiro, era para as tribos indígenas uma importante fonte de amido durante os meses de inverno.

As escavações puseram a descoberto 3768 "wapatos", também conhecidos como "batatas indianas".

"Os restos que encontrámos estavam castanhos-escuros ou enegrecidos e, apesar de apenas a face exterior ter sobrevivido na maioria dos espécimes, alguns continham igualmente polpa no interior", refere o estudo.



Sem comentários:

Enviar um comentário