segunda-feira, 27 de março de 2017

Ministro da Agricultura "pergunta pelos críticos de Alqueva"


O ministro da Agricultura, Capoulas Santos
Foto: DR


Teixeira Correia
24 Março 2017 às 14:01

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, visitou Ourique na manhã desta sexta-feira e inaugurou a Feira do Porco Alentejano, que se realiza naquela vila até ao próximo domingo.

Antes de percorrer os diversos expositores, Capoulas Santos esteve em Garvão, também naquele concelho, onde inaugurou a segunda fase de ampliação e modernização da Fábrica Montaraz, uma unidade de transformação de enchidos, que emprega 50 pessoas.

À margem do certame, o titular da pasta da agricultura falou aos jornalistas e quando questionado sobre Alqueva. "Tenho muita honra em ter estado no lançamento desta infraestrutura e ter feito dela a batalha da minha vida", disse Capoulas Santos.

O ministro não deixou de referir que "agora que o projeto passou a fase mais complicada, é bom verificar que os críticos desapareceram", e que Alqueva vai cumprir um dos seus grandes objetivos, "combater a desertificação", concluiu.

No passado dia 14, o ministro esteve em Beja, numa reunião de trabalho com a Comissão de Acompanhamento do Regadio de Alqueva, na qual anunciou a redução do preço da água entre os 20 e os 33%. Os beneficiários diretos vão pagar menos 20% por metro cúbico da água consumida em alta pressão, enquanto as explorações em baixa pressão vão ter uma redução de 33%.

Quando questionado sobre essa decisão, justificou que "baixar os preços não é fácil e foi um exercício articulado com os Ministérios das Finanças e do Ambiente, para chegar a uma solução satisfatória que garanta condições de competitividade aos agricultores", rematou.

Capoulas Santos foi mais longe ao afirma que "a agricultura em Portugal atravessa um dos seus melhores momentos". Justificando que o país "está a reduzir e a substituir importações e a reduzir o défice agroalimentar", o ministrou acrescentou ainda que Portugal "está a crescer sustentadamente na exportação de muitos produtos agrícolas".

Antes de finalizar a visita Capoulas Santos participou no encerramento de um seminário sobre o porco alentejano e reconheceu o importante papel da Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), atribuindo uma condecoração do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário