sábado, 30 de dezembro de 2017

ASAE instaura processos a 23 escolas por falta de condições nas cantinas


Fiscalização decorreu nas últimas semanas do 1.º período e envolveu 129 escolas.

CLARA VIANA 29 de Dezembro de 2017, 16:45 Partilhar notícia

A maior parte ndas cantinas escolares está concessionada a uma empresa particular NELSON GARRIDO
PUB

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 23 processos a escolas na sequência de uma operação de fiscalização a nível nacional que teve como alvo as cantinas escolares, revelou nesta sexta-feira aquele organismo.

Foram inspeccionadas 129 escolas de todos os níveis de ensino, do sector público e privado, numa acção que decorreu nas últimas semanas do 1.º período. Os processos instaurados são de natureza contra-ordenacional, podendo por isso os visados serem sujeitos ao pagamento de coimas.

ASAE encontra alimentos podres em cantinas escolares e abre processos crime

Em declarações ao PÚBLICO, a inspectora da ASAE Ana Oliveira esclareceu que a maior parte das irregularidades detectadas se devem não cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar, sendo as mais frequente a falta de limpeza e o não cumprimento das temperaturas de conservação dos alimentos. Outra das irregularidades detectadas diz respeito à falta de inspecção periódica à instalação de gás.

Uma cantina encerrada
No âmbito desta acção foi ainda suspensa a actividade de uma cantina "por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene". Ana Oliveira escusou-se a identificar a escola em que tal se passou, mas indicou que a cantina terá condições para reabrir no início do 2.º período, em Janeiro.

Segundo a inspectora, esta fiscalização não foi motivada pelas recentes denúncias sobre a má qualidade dos alimentos nas cantinas escolares já que decorreu das actividades regulares desenvolvidas pela ASAE.   

Os protestos contra a má qualidade dos alimentos nas cantinas, e a pouca quantidade servida aos alunos, tiveram um novo pico no 1.º período depois de a Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (Ferlap) ter divulgado, em Outubro, várias fotografias que davam conta, por exemplo, de almoços que consistiam em rissóis crus. "Há escolas onde é possível contar os grãos de arroz que estão no prato. Na semana passada uma mãe contou que houve uma refeição apenas de arroz com feijão", lamentou então o presidente da Ferlap, Isidoro Roque.

LER MAIS
Pais querem respostas sobre falta de qualidade nas cantinas escolares
BE insiste em cantinas geridas pelas escolas
Pais alertam para refeições escolares de má qualidade e em pouca quantidade
Ministério acha "difícil" reverter contratos das cantinas escolares
A maior parte das cantinas escolares foi concessionada à empresa Uniself. Em declarações recentes ao PÚBLICO, o presidente do Conselho de Administração da empresa, Mateus Alves, indicou que as queixas "estão a ser analisadas com especial atenção" e garantiu que as práticas de produção de refeições "estão em conformidade com padrões muito elevados de segurança e de qualidade".

Na sequência desta polémica, o Ministério da Educação anunciou que vai reforçar a fiscalização das cantinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário