sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

ETAR de Abrantes não estava a cumprir parâmetros ambientais

TEJO

05.02.2018 16:26 por Cátia Andrea Costa e Lusa 17
Os níveis de celulose detectados pelas análises superam cinco mil vezes o recomendado.

A Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) revelou, esta segunda-feira, que a ETAR de Abrantes não se encontra a cumprir os parâmetros ambientais exigidos. Os resultados das análises feitas ao rio Tejo, junto à saída das efluentes das ETAR das principais empresas que fazem descargas no rio, foram divulgados hoje. 

"Não consideramos os incumprimentos expressivos" na ETAR de Abrantes, advogou o inspector-geral da IGAMAOT, Nuno Banza, no âmbito de uma conferência de imprensa de apresentação dos resultados das análises efectuadas aos efluentes das ETAR urbanas e industriais descarregados no rio Tejo.

O incumprimento na ETAR de Abrantes verificou-se nos parâmetros de "sólidos suspensos totais, cujo limite é de 35 mg/l e a amostra revelou uma concentração de 55 mg/l, carência bioquímica de oxigénio, cujo limite é de 25 mg/l e a amostra revelou uma concentração de 33 mg/l, e carência química de oxigénio, cujo limite é de 125 mg/l e a amostra revelou uma concentração de 143 mg/l".

As análises realizadas pela IGAMAOT realizaram-se a partir do dia 24 de Janeiro, após o alerta da presença de espuma no açude de Abrantes, referiu o inspector-geral Nuno Banza, indicando que foram isolados os alvos com maior risco de poderem estar na origem da ocorrência deste fenómeno de poluição no rio Tejo.

Movimento acusa Inspecção-Geral de "incompetência" na recolha de amostras no Tejo
No troço do rio Tejo entre Perais e Abrantes, foram identificadas quatro ETAR urbanas nos concelhos de Abrantes e de Mação e ainda três unidades industriais, designadamente Celtejo, Paper Prime e Navigator.

Das ETAR e indústrias identificadas, a IGAMAOT deparou-se com "vários constrangimentos inusitados" na amostragem realizada na Celtejo, pelo que os resultados desta empresa de celulose "são esperados na próxima semana", informou Nuno Banza.

Já a ETAR de Mação e as unidades industriais Paper Prime e Navigator cumprem os valores a que estão obrigadas, avançou o responsável.


Sem comentários:

Enviar um comentário