domingo, 11 de fevereiro de 2018

Ministro da Agricultura vai ser confrade do fumeiro de Vinhais


O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, irá ser um dos novos "embaixadores" do fumeiro de Vinhais com a entrada, no domingo, para a confraria que representa uma das mais importantes fileiras económicas transmontanas, divulgaram hoje os promotores.

Anualmente, por esta altura do ano decorre a feira que é uma montra dos negócios estimados em mais de seis milhões de euros anuais, e que termina no domingo com a presença do governante.

A organização anunciou hoje que o ministro da Agricultura vai ser entronizado na Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais, criada há cinco anos para promover a raça protegida e que é responsável pela carne que distingue e levou à certificação de qualidade dos produtos associados e enchidos de Vinhais.

A entronização como confrade "é uma honra e um reconhecimento atribuído a pessoas que, no âmbito da sua vida profissional ou pessoal, contribuem para a valorização e promoção do porco bísaro e dos produtos que lhe estão associados e, consequentemente, para o desenvolvimento do mundo rural", segundo a Grão-Mestre, Carla Alves.

A confraria conta atualmente com 54 confrades que são "embaixadores" destes produtos e a quem se juntará, no domingo, o ministro Capoulas Santos, com a cerimónia de entronização marcada para o Centro Interpretativo do Porco Bísaro, local de memória e promoção da raça e da feira do fumeiro, a mais antiga do país, com 38 anos.

"Neste lugar há memórias do próprio ministro da Agricultura, quando anteriormente exerceu essas mesmas funções e nos apoiou e nos visitou", observou a Grão-Mestre da Confraria.

Carla Alves acompanha, enquanto técnica da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara, há mais de 20 anos, todo o processo da raça que dá fama ao fumeiro e estava em vias de extinção.

No capítulo marcado para domingo vai ainda integrar a confraria Fontainhas Fernandes, o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), "instituição que, desde a primeira hora, foi parceira, quer do município de Vinhais, quer da associação de criadores, nos estudos e investigação que levaram à valorização da raça e à certificação dos produtos e na própria formação profissional dos produtores".

Os promotores recordam que "a norte do Tejo, o município de Vinhais é aquele que tem maior número de certificações associadas a uma raça autóctone, o que obviamente é uma garantia de qualidade e segurança alimentar".

O ministro da Agricultura irá depois, já na qualidade de confrade, participar num dos momentos altos da Feira do Fumeiro de Vinhais, que é a entrega de prémios do concurso do melhor salpicão.

O governante visitará também a feira que conta, entre os mais de 500 expositores, com 70 produtores do fumeiro certificado e espera, este ano, um número recorde de 80 mil visitantes.

O certame oferece um espaço 'gourmet' com produtos tradicionais, exposição de maquinaria agrícola, espaço de animação com concertos, tasquinhas e restaurantes, artesanato e feira de rua, além de jornadas técnicas sobre temáticas ligadas ao setor agrícola e agroalimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário