quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Industriais do pão acusam ministro da Agricultura de dizer “barbaridades"



Inserido em 30-11-2010 14:17


António Serrano apelou ao bom senso dos industriais no aumento do pão. A principal matéria-prima subiu 40% e o sector da panificação anunciou um aumento dos preços de 12% já a partir de Janeiro.

:
A Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP) acusa o ministro da Agricultura de dizer "barbaridades" por desconhecer a realidade do sector, após António Serrano ter dito não haver motivo para um aumento de 12% no pão.

"Tenho que lamentar a atitude dele. Já não é a primeira vez que um ministro da Agricultura vem dizer barbaridades sobre o sector: em primeiro, desconhecem o ramo e, em segundo lugar, lembro que vivemos numa economia de mercado – que é isso que nos dizem a nós – e por isso é que o presidente da ACIP nunca fala em percentagens, nem defende se se deve ou não aumentar. Simplesmente confirma se é real o que a economia da panificação está a sentir ou não", afirma Carlos Alberto Santos, presidente da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP).

Em declarações à Renascença, lembra que a principal matéria-prima sofreu um aumento de 40%. Carlos Alberto Santos não tem dúvidas de que é necessária uma actualização de preços, que mais não seja para poder pagar o aumento de impostos decretado pelo Governo.

"Temos de actualizar preços. Temos de fazer o que o Governo fez: aumentou impostos e nós temos de aumentar o preço do produto que produzimos", conclui.

Em Bruxelas, à margem de uma reunião de ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia, António Serrano disse hoje não ver motivo para uma subida tão elevada no preço do pão, anunciada pelos industriais do sector, a quem deixou um apelo para terem em conta a crise actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário