segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ONU defende 'Plano Marshall verde' para a agricultura



29 de Novembro, 2010

O relator especial das Nações Unidas sobre o direito à alimentação, Olivier de Schutter, afirmou hoje que a agricultura mundial precisa de um 'Plano Marshall verde' para não contribuir tanto para as alterações climáticas.
Dirigindo-se aos países que a partir de hoje se reúnem em Cancún, no México, para discutir as alterações climáticas, Olivier de Schutter afirmou, em comunicado, que «as negociações que hoje começam são cruciais para garantir o direito à alimentação de centenas de milhões de pessoas».

«Sem uma mudança de rumo nas políticas actuais, as emissões de gases com efeito estufa provocadas pela actividade agrícola poderão aumentar 40 por cento até 2030», avisou o relator, acrescentando que a agricultura já é responsável por 14 por cento do total de emissões.

Olivier de Schutter defendeu que «Cancún deverá abrir caminho para um 'Plano Marshall verde' para a agricultura», aludindo ao plano de recuperação económica posto em prática pelos Estados Unidos na Europa após a II Guerra Mundial.

A agricultura contribui activamente para as emissões de gases com efeito de estufa que provocam alterações climáticas.

Segundo o grupo intergovernamental de peritos para a evolução do clima, as alterações poderão provocar uma queda de 50 por cento na produção agrícola da África Austral entre 2000 e 2020.

Os mesmos peritos estimam que as zonas áridas e semi-áridas poderão aumentar 60 a 90 milhões de hectares até 2080.

«Estas projecções são terríveis», afirmou de Schutter, frisando que «a abordagem actual à agricultura visa estimular a produção alimentar com aditivos químicos e a multiplicação de grandes explorações agrícolas fortemente mecanizadas».

Um ano depois da cimeira de Copenhaga, mais de 290 países estão reunidos até 10 de Dezembro em Cancún para tentar relançar e credibilizar a luta contra as alterações climáticas.

Portugal participa na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para as Alterações Climáticas, em Cancún.

Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário