sábado, 31 de março de 2012

Produtores vão negociar venda de Vinhos Verdes para os mercados sueco e norueguês

Importadores fazem prova de vinhos e visitam região de 1 a 3 de abril
Os produtores de Vinhos Verdes vão ter oportunidade de reforçar as
exportações para os mercados sueco e norueguês, com a visita, de 1 a 3
de abril, de oito importadores que já manifestaram interesse em
alargar o leque de marcas da região à venda nos dois países
escandinavos. Os profissionais estrangeiros do setor começam, domingo,
por realizar uma prova na câmara da Comissão de Viticultura da Região
dos Vinhos Verdes (CVRVV), com marcas de 19 viticultores que não estão
ainda presentes na Suécia ou na Noruega. Já na segunda-feira, os
compradores vão ter reuniões com os agentes económicos pretendidos e,
na terça-feira, será dia da visita às quintas da Região Demarcada dos
Vinhos Verdes.

A prova de vinhos vai permitir fazer uma seleção de marcas que os
compradores querem conhecer de uma forma mais detalhada, segundo o
perfil de Vinho Verde que procuram importar. Com vista a facilitar a
realização de negócios, os produtores dos vinhos escolhidos reunirão,
no dia 2 de abril, com os profissionais suecos e noruegueses.
Ao contrário do que se verificou em visitas anteriores de importadores
e distribuidores internacionais, as quintas da região visitadas serão
apenas aquelas que produzirem vinhos que efetivamente interessem à
comitiva proveniente do norte da Europa, em resultado da prova de
vinhos realizada no dia 1 de abril e da reunião de negócios na sede da
Comissão dos Vinhos Verdes, um dia depois.
As exportações para os mercados sueco e norueguês têm vindo a crescer
nos últimos cinco anos praticamente na casa dos dois dígitos. Décimo
maior mercado consumidor de Vinho Verde, a Suécia importava, em 2007,
275 mil litros, valor que subiu para os 346 mil litros em 2010, o que
representa um crescimento de 18 por cento.
Já a Noruega, que ocupa o 15.º lugar em 82 mercados de exportação, é
destino de 133 mil litros de vinho. De 2007 a 2010, o valor em volume
aumentou quase 10 por cento.
FONTE: MEDIANA

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