sexta-feira, 20 de julho de 2012

Museu da Agricultura inaugurado esta noite na Terceira

Publicado: 2012-07-20 16:45:05 | Actualizado: 2012-07-20 16:48:20

Por: RTP Açores

O Museu Agrícola da Ilha Terceira, é inaugurado esta sexta-feira à noite com uma exposição temática sobre o maneio da terra, onde é possível encontrar alfaias agrícolas utilizadas pelos lavradores terceirenses no passado.
O presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Paulo Simões Ferreira, acredita que o museu terá procura, até porque os turistas já pediam um espaço do género.

"Durante o período de verão penso que vamos ter muitos visitantes", frisou, em declarações à Lusa, acrescentando que alguns turistas, "mesmo sem haver nada, já perguntavam como é que se vivia nos Açores há 300, 400, 500 anos atrás".


O primeiro piso tem como tema o 'maneio da terra' e nesse sentido estão expostas "todas as alfaias, que possibilitavam antigamente preparar as terras para os cultivos". No rés do chão podem ser vistos os transportes utilizados na época, ou seja, diferentes tipos de "carros de bois".

A AAIT prepara agora um roteiro pela ilha, em que o turista possa conhecer espaços onde antigamente se desenvolviam alguns trabalhos agrícolas, como "vinhas, poços de captação de água e eiras".

"O museu é um ponto de partida ou de chegada de uma visita que engloba a ilha Terceira", salientou Paulo Simões Ferreira, acrescentando que a associação agrícola está neste momento a inventariar espaços de interesse para criar um panfleto que será posteriormente distribuído em hotéis e pontos de informação turística.

Situado nos Altares, uma das freguesias mais rurais do concelho de Angra do Heroísmo, o museu foi instalado num edifício em ruínas onde antes se fazia a semente da batata cedido pela Secretaria regional da Agricultura e Florestas. Junto ao espaço, foi aproveitado um outro edifício utilizado anteriormente como moradia do guarda-florestal responsável por aquela zona e que agora será transformado num restaurante, cujas receitas servirão para assegurar a presença de um funcionário no museu durante todo o ano.

O investimento da AAIT na recuperação das infraestruturas e em equipamentos foi superior a 200 mil euros, com uma comparticipação de fundos comunitários no valor de 75 mil euros.

Durante o verão o museu estará aberto entre as 10:00 e as 18:00, tendo um horário menos alargado no inverno, enquanto o restaurante funcionará mediante marcações, apresentando pratos com produtos regionais, como a carne de vaca açoriana, os frutos da época ou a doçaria típica da ilha.

http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=27964&visual=3&layout=10&tm=10

Sem comentários:

Enviar um comentário