segunda-feira, 3 de junho de 2013

InterCork é o projecto com maior financiamento do QREN

7,3 milhões de euros para promover a cortiça

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) obteve a aprovação de mais
um projecto que visa a promoção da cortiça nos mercados
internacionais. Desta vez, o orçamento será de 7,3 milhões de euros,
financiado em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional
Temático Factores de Competitividade) e 20 por cento pelos associados
da Apcor. Registe-se que o InterCork II – Promoção Internacional da
Cortiça (2ª fase) - é o projecto mais apoiado pelo Compete. De um
total de 29,6 milhões de euros aprovados, 25 por cento foi dedicado à
promoção da cortiça.

"A aprovação de mais um projecto da Apcor pelo Compete demonstra que o
trabalho que temos vindo a desenvolver é meritório e alvo do
reconhecimento das entidades competentes", refere o presidente da
Apcor, João Rui ferreira.

O InterCork II será um projecto de continuidade da anterior campanha,
que rondou os 21 milhões, e visará alguns mercados de continuidade
como: Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados
como o Brasil e a Escandinávia; sendo que nos dois primeiros será
desenvolvido uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de
construção, e nos restantes a promoção terá como alvo as rolhas de
cortiça.

"O InterCork II vai-nos permitir continuar a comunicar nos mercados
internacionais. A comunicação é um pilar fundamental da nossa actuação
e factor chave para o reconhecimento da cortiça e das suas diferentes
aplicações", refere o presidente da Apcor.

Ao nível do público-alvo, a campanha será focada no consumidor e
líderes de opinião, uma vez que os primeiros continuam a ser os
maiores aliados da cortiça - como demonstrado nos estudos realizados
no InterCork I onde, em média, 83 por cento dos consumidores preferem
a cortiça; e os segundos, porque continuam a ser os principais
influenciadores junto das caves, supermercados e mesmo dos
consumidores.

As mensagens chave continuaram a focar a trilogia "Cortiça: cultura,
natureza e futuro" e irão apresenta-la como um material natural,
ecológico, amigo do ambiente, mas que também tem provas dadas da sua
qualidade e performance, nos seus variados produtos, e, ainda, como
material de design e de inovação, capaz de estar presente nas mais
variadas aplicações.

As ferramentas de comunicação passarão pelo Marketing Relacional,
Direct Marketing, Design Gráfico, Web Design, Redes Sociais e
Internet, Relações Públicas e Publicidade, entre outras.

A Apcor irá lançar o concurso internacional para adjudicação das
propostas de comunicação brevemente, pelo que a campanha deverá
arrancar até ao último trimestre do ano e com término no final de
2014.

Os objectivos estratégicos passam por manter e recuperar alguma quota
das rolhas de cortiça nos mercado tradicionais, aumentar a quota nos
mercados emergentes, aumentar a quota dos materiais de construção e
decoração e posicionar a cortiça como o material de valor
acrescentado, em alguns segmentos. Tudo somado deverá atingir, em
2015, os mil milhões de euros nas exportações (em 2012, as exportações
já rondaram os 850 milhões de euros e atingiram um crescimento de 4
por cento face ao ano anterior).

Fonte: apcor

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/06/03a.htm

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