sábado, 22 de março de 2014

"Wine Enthusiast" elogia os novos vinhos verdes (e os outros também)


19 Março, 2014 12:08 | Revista de Vinhos

Sim, o fresquíssimo e borbulhante vinho verde popular é uma deliciosa tentação nos dias de calor, mas há muito mais para descobrir por terras do Minho. E foi isso mesmo que fez o jornalista Roger Voss, da revista norte-americana “Wine Enthusiast”. Por entre rasgados elogios aos vinhos da região, fica a constatação de que há gente apostada em criar verdes com mais personalidade, seguindo os preceitos de antigamente.

No final do seu artigo, Voss deixa algumas notas de prova, dividindo os vinhos em dois grupos distintos: os verdes de grande produção, de consumo imediato, “que os puristas até podem dizer que não são genuínos”; e os novos vinhos que estão a conquistar espaço, com um toque de sofisticação e elegância ao nível dos “melhores brancos da Áustria ou da região francesa do Loire”.

Os quatro “generalistas” (Casal Garcia, Cape Roca, Aliança e Cruzeiro) são classificados por igual, com 85 pontos, e merecem destaque também pelos seus preços muito acessíveis. Quanto aos novos verdes, mais profundos e complexos, Roger Voss ficou claramente convencido: o Casa do Valle 2012 Grande Escolha e o Toucas Alvarinho 2012 recebem 91 pontos, enquanto o Muros Antigos Alvarinho 2012 e o Quinta do Ameal 2011 Branco Seco são classificados com 90.

Todos eles, avisa o autor, ficam ainda melhores após um ano na garrafa. Ou seja, as colheitas de 2012 estarão agora no ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário