sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Governo procura ajuda da UE para produtores de carne afectados por embargo russo


A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, disse ontem que o Governo está preocupado com os produtores de carne afectados pelo embargo russo e que vai discutir, em Bruxelas, a possibilidade de o sector receber ajuda europeia.

Actualmente, já está prevista uma ajuda de 125 milhões de euros da União Europeia (UE) para o sector hortícola dos países europeus, mas a governante disse que "há outros interesses de Portugal, também, noutras áreas".

"Vamos discutir se outros sectores poderão vir a ser apoiados. Preocupa-nos nomeadamente o sector da carne, em particular, da carne de porco. Vamos ver se isso é possível", afirmou Assunção Cristas, em Aveiro, adiantando que está marcado para 05 de Setembro um conselho extraordinário, em Bruxelas, para discutir este assunto.

A governante referiu ainda que tem estado a fazer um levantamento da situação em Portugal e a conversar com as várias associações, que lhe vão dando nota das dificuldades.

Quanto à anunciada ajuda aos agricultores da UE, para minimizar as consequências do embargo de um ano decretado pela Rússia a 07 de Agosto, Assunção Cristas reconheceu que a mesma não é suficiente.

"Nada substitui um mercado que já estava conquistado e que estava a ser muito fiel aos produtos, nomeadamente portugueses. A solução passa por olhar para alternativas de mercado", afirmou.

Nesse sentido, a ministra referiu que o Governo tem vindo a trabalhar em conjunto com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para encontrar outros mercados que possam ficar com as exportações que tinham como destino a Rússia.

"Temos estado a desenvolver um trabalho muito sistemático, aturado e permanente, em estreita ligação com os sectores, para abrir cada vez mais mercados fora da própria UE, nomeadamente no Oriente, no Brasil, e no norte da América", disse a ministra.

Assunção Cristas falava durante uma visita à Ilha dos Puxadoiros, em plena ria de Aveiro, para observar novas formas de produção e revitalização de actividade tradicionais das salinas.

Iniciado há sete anos, o projecto desenvolvido pela empresa Canal do Peixe, ocupa 35 hectares na ria de Aveiro, onde estão incluídas oito marinhas, das quais apenas uma se mantém em actividade, produzindo cerca de 130 toneladas de sal por ano.

O projecto assenta essencialmente na salinicultura (assegurando por métodos artesanais a produção de sal, flor de sal e salicórnia), na aquacultura e no turismo de baixa densidade.

No passado mês de Janeiro, a empresa começou a produzir ostras na ria, num projecto que representa um investimento de um milhão de euros e que conta com um apoio do Programa Operacional Pesca 2007-2013 (PROMAR), de 570 mil euros.

Segundo dados da empresa, actualmente estão a ser produzidas 1,5 milhões de ostras, mas o objectivo é atingir uma capacidade de produção de 17 milhões.

"As primeiras ostras devem ser comercializadas em breve", revelaram os responsáveis pelo projecto, adiantando que toda a produção é destinada à exportação.

Fonte:  Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário