domingo, 28 de setembro de 2014

Empresa aproveita resíduos da colheita de arroz para fabricar pneus

A Goodyear está a aproveitar os resíduos da casca de arroz, enviados normalmente para as lixeiras, como material para fabricar pneus eficientes, revelou a empresa. Assim, a companhia anunciou esta quarta-feira que utilizará as cinzas produzidas pela queima da casca de arroz para produzir electricidade, assim como uma fonte ecológica de sílica para a produção dos seus pneus.

 
Durante os últimos anos, a Goodyear tem testado a sílica derivada da cinza de casca de arroz no seu Centro de Inovação e descobriu que o seu resultado no desempenho do pneu é igual ao de sílica proveniente de fontes tradicionais. A empresa, entretanto, está a negociar com potenciais fornecedores a compra de sílica proveniente da cinza de casca de arroz para utilizar na produção dos seus pneus.
 
«A utilização de cinza de casca de arroz proporcionará à Goodyear uma fonte alternativa de sílica, reduzindo simultaneamente a quantidade de casca de arroz enviada para as lixeiras», declarou Joseph Zekoski, director técnico. «Esta acção ilustra, uma vez mais, o compromisso da Goodyear para com a inovação e protecção do ambiente.»
 
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidos anualmente em todo o mundo, e a eliminação da casca de arroz constitui um desafio ambiental. Na sequência disto, a casca de arroz é frequentemente queimada para produzir electricidade e reduzir a quantidade de resíduos enviados para as lixeiras.
 
A sílica é misturada com borracha nos rastos de pneus para aumentar a força da borracha e ajudar a reduzir a resistência ao rolamento e, por conseguinte, melhorar a eficiência do combustível. A sua utilização pode igualmente ter um impacto positivo na tracção de um pneu sobre o piso molhado.
 
«Os esforços de inovação da Goodyear estão concentrados na produção de pneus mais ecológicos – quer nos seus materiais, quer no seu desempenho e no processo de produção», declarou Zekoski. «Por exemplo, continuamos a explorar maneiras para aumentar a eficiência dos pneus em termos de consumo de combustível. Esforçamo-nos para ajudar os consumidores a manter o melhor funcionamento dos seus pneus, através de inovações como a tecnologia de manutenção do ar (AMT - Air Maintenance Technology), que permite manter a pressão do pneu e estamos a analisar recursos renováveis, incluindo óleo de soja, para substituir nos pneus os materiais à base de petróleo.»
 
Para mais informações visite o site http://www.goodyear.com/responsibility.

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