sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Anpromis revitaliza Estação Experimental António Teixeira



No âmbito da sua política de crescimento, inovação e apoio à fileira do milho, a Anpromis leva a cabo um projecto de investigação na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, onde se encontra a decorrer um ensaio com 24 variedades de milho. O projeto aprovado no início deste ano pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) resulta de uma parceria entre a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Terramilho (agrupamento local de produtores de cereais).

 

Os primeiros resultados do projecto SaniMilho foram apresentados no passado dia 24, numa cerimónia que contou com a presença dos vários parceiros e do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.

O projecto que terá a duração de 8 anos avança agora com o estudo do Chephalosporium maydis e das novas técnicas de produção capazes de prevenir esta doença que afeta o milho com perdas substanciais para os produtores.

Com uma área de 10 hectares dedicada á investigação e um investimento de 80.000 euros assumido pela Anpromis com uma comparticipação de 25% do Proder, este é um projecto que conta com o apoio técnico do INIAV, que disponibilizou quatro investigadores para acompanharem o projeto, e da Terramilho que terá um importante papel no diálogo com os agricultores da região que constitui o quarto concelho do país com maior área de milho (4.300 hectares).

O Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, apontou a investigação aplicada e a disseminação do conhecimento para os produtores como "o caminho certo" sendo esta a opinião partilhada por Luís Vasconcellos e Souza, Presidente da Anpromis que, apesar de reconhecer a rapidez e celeridade do presente modelo de acordo encontrado com o Estado, considera ser importante reformar os modelos de investigação agrária. «É fundamental apoiar tecnicamente os nossos associados de forma a garantir a sua constante competitividade. Como tal, pretendemos fazer deste local um verdadeiro centro científico onde se estude os principais problemas que afectam a cultura do milho no nosso país e onde possam ser ministrados acções de formação e encontros com especialistas nacionais e internacionais» acrescenta Luís Vasconcellos e Souza

ANPROMIS

Sem comentários:

Enviar um comentário