quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Agricultores da Nazaré com milhares de euros de prejuízos devido a queda de granizo

As culturas "ficaram completamente destruídas" na sequência do temporal que se abateu sobre a freguesia ao final da tarde sábado

Vários hectares de culturas agrícolas do Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, foram destruídas pela queda de granizo, divulgou hoje a junta de freguesia, estimando que os prejuízos ascendam a milhares de euros.

"Há dezenas de médios e pequenos produtores afetados com prejuízos que ainda estamos a contabilizar mas que serão na ordem dos milhares de euros", disse hoje à Lusa o presidente da Junta de Valado dos Frades, Rui Marques.

As culturas "ficaram completamente destruídas" na sequência do temporal que se abateu sobre a freguesia ao final da tarde sábado mas, segundo o autarca, "só ontem [domingo] os agricultores se aperceberam da dimensão dos estragos".

O levantamento efetuado pela junta de freguesia e pela câmara da Nazaré aponta para "várias parcelas de culturas inviabilizadas", já que "apesar de a tempestade não ter durado muito tempo, o granizo foi tocado a vento e deixou hortícolas e frutas completamente furadas como se tivessem sido alvo de um ataque de metralhadora".

Em causa estão sobretudo pomares de maçã e plantações de batata, nabo, alho francês, couve lombarda e coração de boi, "algumas no ciclo final de maturação e outras em pleno desenvolvimento, cuja comercialização não vai ser possível", explicou.

De acordo com o autarca, a junta e a câmara pretendem agora reunir-se com as associações de produtores "para enviar às entidades do Ministério da Agricultura um levantamento exato da dimensão dos estragos e averiguar das hipóteses de estes agricultores usufruírem de algum apoio para minimizar as perdas".

Tanto mais que, acrescenta, "a grande maioria são agricultores de minifúndio que nem sequer têm seguro de culturas que cubra este tipo de fenómenos climatéricos".

Num comunicado conjunto, a câmara e junta manifestaram hoje preocupação pela situação dos agricultores da freguesia, que consideram estar "a atravessar grandes dificuldades, consequência do elevado custo dos fatores de produção e da baixa de valor de mercado" dos produtos destinados quer ao mercado nacional quer à exportação.

Sem comentários:

Enviar um comentário