terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Mudanças climáticas afectam agricultura mundial


Novo estudo revela que a produção agrícola pode baixar até 18% em algumas regiões devido às alterações do clima da Terra
0
19-12-2014 • Luís Silvestre
As alterações climáticas vão exigir grandes transformações na agricultura mundial, nomeadamente o aumento da irrigação e a deslocação de produção de uma região para outra, de acordo com o novo estudo publicado na revista Environmental Research Letters.


A nova pesquisa realizada por cientistas do International Institute for Applied Systems Analysis, um instituto científico com sede na Áustria, coloca nove cenários climáticos, 18 culturas e quatro sistemas de produção, bem como interacções entre a produção agrícola, o consumo, os preços e o comércio global. Examina as adaptações e o investimento intensivo e não são facilmente reversíveis, tais como a construção de novas infra-estruturas de gestão de água para irrigação.
 
O estudo constata que as alterações sobre a produção agrícola causadas pelas mudanças no clima, tais como o aumento da temperatura, os níveis de precipitação e o aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono, podem levar a um declínio de 18% na produção em algumas regiões. Noutras zonas, poderá existir um aumento de 3% em 2050.

 
O estudo também sublinha a importância dos recursos hídricos limitados para a segurança alimentar no futuro num clima em mudança, mostrando que em grande parte do mundo pode ser necessário um aumento da irrigação superior a 25%.

Sem comentários:

Enviar um comentário