quinta-feira, 9 de julho de 2015

É preciso atacar as práticas comerciais desleais


Julho 08
22:08
2015

O Parlamento Europeu adoptou, no dia 7 de Julho, em Estrasburgo, o relatório do eurodeputado português Nuno Melo sobre o sector das frutas e legumes e a principal do mesmo, é que o Parlamento Europeu exige que a Comissão duplique os seus esforços para fazer face às práticas comerciais desleais na cadeia de aprovisionamento alimentar.

O relatório sublinha que estas práticas desleais e a pressão exercida pela grande distribuição sobre os produtores são as principais causas para que estes não obtenham um rendimento correcto da sua actividade. Os eurodeputados querem que a Comissão defina normas claras de boas práticas na cadeia de aprovisionamento alimentar. É defendida a necessidade de apoio da venda directa dos produtos do produtor ao consumidor para evitar estas situações.

O Parlamento Europeu pede também um aumento das ajudas às organizações de produtores, de modo a que estas possam ser fortalecidas e melhor defender os interesses dos seus associados.

Finalmente, é pedido à Comissão que instaure um processo rápido e eficaz de retirada do produto do mercado, quando existe um excedente de produção, de modo a evitar que o sector entre em crise.

Também foi pedido o reforço das ajudas para a distribuição do leite e frutas nas escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário