quarta-feira, 8 de julho de 2015

Internacionalização da casta Touriga Nacional


Julho 07
21:39
2015

A casta Touriga Nacional, considerada por muitos como a casta tinta mais representativa dos vinhos de Portugal, começa agora a ser plantada no estrangeiro e a ser bastante elogiada pela crítica, tornando-se numa nova embaixadora dos vinhos portugueses.

A crescente internacionalização e o reconhecimento pela grande qualidade dos vinhos portugueses têm levado ao interesse em castas nacionais, que começam agora a ser plantadas um pouco por todo o mundo.

Neste momento, na Argentina, um vinho composto por 80% da casta de uva Malbec (a principal variedade utilizada naquele país) e 20% de Touriga Nacional aparece na categoria dos vinhos excepcionais, com classificação de 18,5/20.

Neste momento, já estão a ser trabalhados vários tipos de misturas englobando a Touriga Nacional, não só na Argentina, mas também na Austrália, com a casta Shiraz e na Califórnia, com a casta Cabernet, que começam a dar resultados muito positivos.

Entre nós é fundamental que se mantenha e preserve a identidade desta casta, de modo a promover este património genético único e garantir a sua identificação em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário