terça-feira, 7 de julho de 2015

Parlamento Europeu debate acordo comercial com os EUA

06-07-2015 
 

 
O Parlamento Europeu inicia esta segunda-feira uma sessão plenária, que será dominada pela vitória do "não" no referendo da Grécia mas também pela segunda tentativa de fazer recomendações sobre o acordo comercial com os Estados Unidos da América, temas a debater na terça-feira, em Estrasburgo.

Na terça-feira de manhã, será debatida uma resolução do Parlamento Europeu (PE) sobre o acordo de comércio livre, conhecido por TTIP (sigla inglesa para Transatlantic Trade and Investment Partnership), com recomendações à Comissão Europeia sobre como esta deve actuar nas negociações com os Estados Unidos da América (EUA).

A votação da resolução está marcada para quarta-feira, numa segunda tentativa de conciliar as posições dos eurodeputados, depois de não ter sido possível, em Junho, conciliar as divergências designadamente entre os principais grupos políticos: Partido Popular Europeu e Socialistas e Democratas.

Também na terça-feira, a partir das 15:00 (14:00 de Lisboa), a situação da Grécia dominará o debate com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Já hoje, o PE vai debater os desafios que se colocam ao sector dos lacticínios desde o fim das quotas leiteiras, em 31 de Março. A volatilidade dos preços, o impacto do embargo russo e a necessidade de prestar especial atenção às regiões ultraperiféricas, como os Açores, são alguns dos assuntos abordados num relatório que vai será votado na terça-feira e que tem o eurodeputado Ricardo Serrã, como relator-sombra. A produção de leite é a principal actividade económica nos Açores, representando cerca de 46 por cento da economia regional.

Fonte: Diáriodigital; Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário