segunda-feira, 12 de outubro de 2015

EUA aumenta taxas de importação da manteiga da União Europeia

09-10-2015 
 

 
O governo dos Estados Unidos decidiu aumentar as taxas de importação da manteiga procedente da União Europeia e de outros países da Organização Mundial do Comércio.

De fora ficaram o Canadá; México; Jordânia; Singapura; Chile; Austrália; Marrocos; El Salvador; Honduras; Nicarágua, Guatemala; Republica Dominicana, Costa Rica; Peru; Bahrein; Omã; Coreia; Colômbia e o Panamá.

O motivo apresentado é que foram superados os níveis de importação que desencadeiam esta medida de segurança, estabelecido em 9,414, 976 quilos. O aumento das taxas será aplicado de forma temporária, de 05 de Outubro a 31 de Dezembro de 2015.

A cláusula de salvaguarda aplicada pelos estados Unidos permita subir as taxas das importações fora da quota em 25 por cento. O valor normal para importações exterior à quota é de 1,541 dólares por quilo. As taxas adicionais aplicadas foram de 0,51 dólares por quilo para a manteiga e de 0,54 para o creme de leite, em consequência, a nova taxa é de 2,05 dólares por quilo.

Os preços da manteiga nos Estados Unidos são muito robustos como consequência de uma boa procura interna. A União Europeia exportou para este país 8,924.000 quilos entre Janeiro e Julho de 2015, ou seja, 95 por cento do nível que desencadeia a medida de salvaguarda.

Desta forma, a o bloco pode ser um dos mais afectados pela mesma, que o governo Obama decide aplicar num no momento em que decorrem as negociações para um acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário