terça-feira, 15 de março de 2016

APED diz que distribuição está disponível para dialogar com os produtores


por Ana Rita Costa- 15 Março, 2016

Os produtores de leite e de suínos voltaram esta segunda-feira (14 de março) a manifestar-se, pedindo a defesa da produção nacional e criticando as práticas comerciais da grande distribuição, que consideram "abusivas". A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) já reagiu às acusações e, numa nota enviada às redações, sublinha que "a atual conjuntura no sector da produção de leite e suínos em Portugal tem origem em questões relacionadas com o funcionamento do mercado nacional e europeu" e que a distribuição "não é o único player relevante na formação dos preços".

Segundo a APED, a formação dos preços "tem em conta vários vetores, desde a relação entre a oferta e a procura, à conjuntura europeia desfavorável que se tem acentuado ao longo dos últimos anos, o fortíssimo impacto do embargo russo na produção nacional – para o qual a APED desde há muito tem vindo a chamar a atenção – e o fim das quotas leiteiras".

Ainda assim, a associação que representa o setor da grande distribuição em Portugal diz que o "o setor da distribuição mantém-se como sempre disponível para dialogar com os produtores e apoiar a produção nacional."

Para além disso, demarca-se das acusações de "práticas comerciais abusivas", referindo que "o setor da distribuição cumpre a legislação em vigor quer a nível nacional, quer comunitário e em todos os domínios que têm a ver com a sua atividade. Pauta-se por um conduta de colaboração com as instituições públicas e privadas na definição e execução das boas práticas comerciais em vigor no sector."

Sem comentários:

Enviar um comentário