sábado, 19 de março de 2016

Jovens agricultores de Felgueiras apostam com sucesso na cultura de espargos

Março 17
14:58
2016

Jovens de Felgueiras estão a iniciar a actividade empresarial, na área agrícola, com a aposta na produção de espargos, um produto considerado de elevada rentabilidade.

Segundo Rui Pinto, vice-presidente da instituição, aquele vegetal é encarado no concelho como uma boa alternativa à produção de vinha ou kiwis, que predominam em Felgueiras.

O dirigente explicou que, actualmente, há cerca de 12 hectares de área de cultivo em várias freguesias, mas, durante este ano, previu que aquele número vai quase duplicar, o que traduz o sucesso daquela aposta.

O cultivo do legume no concelho começou em 2013, com o objectivo de completar outras culturas tradicionais em Felgueiras e chegar a novos mercados.

Face à aceitação dos consumidores, por ser um alimento muito apreciado na dieta mediterrânica, a produção de espargos foi aumentando, prevendo-se que possa crescer bastante nos próximos anos.

Segundo o dirigente, há cerca de duas dezenas de associados que entregam a sua produção na cooperativa, entidade à qual cabe a comercialização.

Os espargos são pouco calóricos e ricos em vitaminas e minerais, o que justifica a procura crescente, nomeadamente nos meios urbanos.

Para a promoção do potencial comercial do produto, a Cooperativa Agrícola de Felgueiras prepara-se para organizar provas de apanha e degustação de espargos.

Neste momento, o alimento pode ser encontrado à venda na loja de produtos tradicionais da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário