sábado, 19 de março de 2016

Comemorações Dia Internacional das Florestas


COMUNICADO


Governo celebra Dia Internacional das Florestas na próxima segunda-feira, no concelho de Mação


No âmbito das comemorações oficiais do Dia Internacional das Florestas, o Governo vai realizar um conjunto de ações de demonstração de técnicas de recuperação de áreas de pinheiro bravo, que terão lugar no concelho de Mação. Estas ações pretendem mostrar os benefícios da recuperação florestal e a sua contribuição para a valorização do pinhal.

Como se sabe, existem no país vastas áreas em que o pinhal tem regenerado após a ocorrência de incêndios. No entanto, essas áreas carecem de tratamento silvícola adequado para maximizar o seu aproveitamento e, deste modo, proporcionar rendimento para os proprietários, aumentando em simultâneo o seu valor ambiental. Ações de demonstração e divulgação como as que se vão desenvolver neste dia são fundamentais para transferir este conhecimento para os proprietários florestais e para os sensibilizar para a necessidade destas intervenções – floresta gerida é uma floresta protegida.

Do ponto de vista económico, este setor representa mais de 78 mil postos de trabalho, repartidos por 16 mil empresas florestais que dão origem a uma fatia de 9,1% das exportações nacionais.


Para o Governo trata-se de preservar um bem que é de todos, mas, acima de tudo, garantir a sua sustentabilidade. O Executivo estabeleceu como desígnio nacional para o setor a recuperação de 150 mil hectares de floresta nacional no espaço de uma década, uma tarefa que considera difícil mas possível de concretizar, sobretudo se soubermos contar com as novas gerações, cada vez mais conscientes da importância da floresta e da sua preservação. Para o Governo, é igualmente importante a valorização deste recurso económico, que assegura milhares e milhares de postos de trabalho e que contribui de forma extraordinária para o volume nacional de exportações.


A sessão contará com a presença do Primeiro-Ministro, da Ministra da Administração Interna, do Ministro da Educação, do Ministro do Ambiente e do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Desta forma, fica evidenciado o compromisso ao mais alto nível para uma atuação concertada e focada na promoção da gestão florestal e no desenvolvimento do setor florestal, setor já muito relevante para a economia nacional, mas com potencial para crescer sustentadamente.


Ao final da tarde, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural preside à cerimónia de lançamento do Prémio Floresta e Sustentabilidade, uma iniciativa da Cofina, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura.

Os programas seguem em anexo.


Em 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas. Os governos, e organizações e entidades que assim o entendam, são convidados a celebrarem este dia em eventos alusivos, com o objetivo de criar consciência na sociedade para a importância das florestas nas suas várias vertentes – social, económica e ambiental - para a sociedade e para os indivíduos. Em 1971 a FAO tinha já estabelecido o "Dia Mundial da Floresta", celebrado em Portugal desde 1974, ainda que a nível nacional já existisse tradição de festejar o "dia da árvore".


Lisboa, 18 de março de 2016


Sem comentários:

Enviar um comentário