sábado, 21 de janeiro de 2017

Baixas temperaturas podem provocar "geada negra" frequente nos Invernos

 17-01-2017 
 

 
As baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem provocar a chamada "geada negra", que, segundo a meteorologista Madalena Rodrigues, é natural que aconteça com alguma frequência em Portugal.


«Afecta plantas mais sensíveis ao frio e surge principalmente com temperaturas negativas ou próximo de zero», disse a responsável do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicando que não é um fenómeno raro.


A "geada negra", explicou, na verdade não é geada, que é branca, mas sim uma situação de frio que queima a seiva das plantas, que ficam negras por isso.


Madalena Rodrigues não indicou locais prováveis para a "geada negra", afirmando apenas que as temperaturas muito baixas podem afectar plantas ao ar livre que não sejam próprias da época ou que sejam mais sensíveis. A meteorologista frisou que a "geada negra" acontece com alguma frequência nos Invernos e que apenas afecta as plantas.


As temperaturas vão descer entre 04 e 09 graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental devido a uma massa de ar continental mais fria e seca.


A "geada negra" acontece com frio intenso e muito seco e com vento, que impede a formação de geada mas provoca o congelamento da seiva, e a planta fica escura e morre. Regar as plantas pode ter uma acção protectora.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário