sábado, 21 de janeiro de 2017

Estudo: Há mais árvores que dão cortiça mas apenas o sobreiro "dá" rolhas

20-01-2017 
  
O sobreiro "Quercus suber" não é a única espécie de árvore que dá cortiça mas só a cortiça do sobreiro permite fazer rolhas para engarrafar vinho, segundo um estudo divulgado recentemente.

O trabalho das investigadoras Carla Leite e Helena Pereira, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (ISA), publicado na revista "Frontiers in Materials", é «a primeira compilação estruturada com informação científica disponível sobre espécies que produzem quantidades significativas de cortiça», segundo um comunicado do ISA.

O estudo conclui que existem outras espécies que produzem cortiça além do sobreiro mas a matéria-prima não pode ser usada para rolhas, embora possa ser utilizada para outros produtos em cortiça.

«A existência de fontes adicionais poderá ser muito relevante para a indústria, uma vez que a área de distribuição do sobreiro se restringe sobretudo à Bacia do Mediterrâneo e, consequentemente, o fornecimento mundial de cortiça é limitado», afirma-se no comunicado.

O artigo mostra quais as espécies com maior potencial corticeiro e dá informações sobre essas espécies, como a estrutura, a composição química ou o potencial na área da biotecnologia.

E abrange espécies corticeiras como o carvalho da Turquia "Quercus cerris" ou o sobreiro da China "Quercus variabilis", espécies do cerrado do Brasil e outras.

A cortiça chinesa entrou recentemente no mercado, em forma triturada, e segundo o trabalho das investigadoras do ISA está a despertar muito interesse, até pelo potencial de quantidade.

Em termos gerais, diz-se também no documento, os componentes químicos da cortiça estão a «receber muita atenção», com a pesquisa a incidir em campos como a biomédica ou a saúde.

A cortiça tem sido alvo de investigação no Centro de Estudos Florestais ao longo dos últimos 30 anos e é no centro que se tem desenvolvido grande parte do conhecimento científico mundial sobre esta temática, diz-se no comunicado.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário