quarta-feira, 11 de abril de 2018

Águeda cria gabinete municipal de apoio à agricultura



A Câmara de Águeda, no distrito de Aveiro, tem em funcionamento, a partir de hoje, um Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA) local, informou a autarquia.

"O objetivo deste serviço é estimular a atividade agrícola criando condições para o aumento da área agrícola explorada e pretende estar disponível para todos, desde a exploração para produção caseira até às explorações maiores", explica uma nota da Câmara Municipal.

O novo gabinete, através de um protocolo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) "concentra as valências necessárias para prestar serviços de SNIRA, Parcelário, Pagamentos Diretos - PAC 2014-2020, Formação, e todos os serviços inerentes à atividade agrícola e pecuária".

Além do gabinete físico na Câmara de Águeda, o GMAA vai dispor de um serviço móvel que se deslocará às freguesias "para facilitar a mobilidade dos cidadãos".

A Câmara de Águeda justifica criação do novo serviço salientando que a agricultura faz parte da história do concelho, caracterizando-se pela exploração minifundiária, a agricultura familiar de subsistência ou complementar.

"É fundamental no conjunto das funções económicas, sociais, ambientais e demográficas, sustentando o desenvolvimento rural e a coesão territorial de Águeda", consideram os responsáveis autárquicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário