segunda-feira, 8 de julho de 2013

Enchidos mirandeses a caminho do Dubai

Expansão


Os enchidos de carne de raça mirandesa vão ser exportados para o
Dubai. A Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa está a desenvolver
negociações para entrar no mercado dos Emiratos árabes Unidos.
O director comercial da Cooperativa, Nuno Paulo, diz que o negócio
ainda não está fechado, mas garante que há boas perspectivas no
sentido de comercializar os produtos com o selo da carne mirandesa no
Dubai.
Segundo o responsável já estão a ser ajustados alguns pormenores ao
nível da produção, para que os enchidos cumpram as regras impostas por
aquele mercado. "Existem exigências ao nível da certificação de
produtos em termos da religião muçulmana", realça o responsável.
Nuno Paulo garante que nos próximos meses a unidade instalada em
Vimioso vai receber a visita de uma comitiva do Dubai, para atestar o
processo de fabrico destes enchidos. "Eles vêm cá, mas nós também
vamos estar numa feira em meados de Novembro naquele país", acrescenta
o director comercial da Cooperativa.
Outro dos mercados na mira da Mirandesa é Macau, mas Nuno Paulo afirma
que as negociações estão num processo mais embrionário.
Actualmente, a Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa já exporta cerca de
10 por cento do total da produção, mas o objectivo é aumentar o volume
de exportações. "Não temos alternativa, senão aumentar as exportações,
porque o mercado nacional está em queda. Nós temos conseguido manter
as vendas fruto deste trabalho que temos feito para vender para fora
do País", salienta Nuno Paulo.
Actualmente, a Cooperativa Mirandesa já exporta para França,
Luxemburgo, Alemanha, Inglaterra e Andorra. E em breve pode entrar nos
mercados do Dubai e de Macau.
Nuno Paulo garante que para conquistar novos mercados no exterior são
fundamentais os prémios arrecadados pelos produtos com o selo da
Mirandesa. A distinção mais recente foi conquistada na Feira de
Santarém, onde a carne mirandesa conseguiu a medalha de ouro, pelo
segundo ano consecutivo.
"São prémios importantes não tanto para o mercado nacional, mas têm
impacto nas exportações. A primeira medalha teve um grande impacto nas
vendas para a Alemanha", remata Nuno Paulo.

http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=478&id=18932&idSeccao=4269&Action=noticia#.UdqBVvmW-C0

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