quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jovem agricultor premiado em Santarém

Mogadouro



Pedro Patrão é um jovem empreendedor que decidiu apostar no sector
agrícola no concelho de Mogadouro.
Aos 25 anos, é o rosto de uma exploração que inclui um dos maiores
olivais super intensivos da região e uma área de produção de cereal.
Tem, ainda, uma empresa de prestação de serviços na área agrícola, com
técnicas inovadores na área da plantação de olival e vinha, e, este
ano, lançou uma marca própria de azeite, que quer comercializar no
mercado externo.
O jovem empreendedor foi premido recentemente na Feira de Agricultura
de Santarém, onde viu o seu trabalho reconhecido. "Dá-me força para
continuar a trabalhar. Entre 76 candidaturas a nível nacional, fomos
distinguidos seis jovens agricultores", confessa.
Pedro Patrão decidiu apostar no sector agrícola aos 21 anos, quando
ainda estava na faculdade. "A minha área de formação era Economia e
Empreendedorismo e então fui tendo sempre formação na área da gestão
de empresas. O meu avô já era agricultor. E eu pensei que como a
população mundial aumenta de dia para dia e se há uma coisa que as
pessoas têm necessidade é de comer, então o sector agrícola será o que
sustenta o mundo. Então vi que o sector primário seria aquele que
teria mais oportunidades de negócio", garante o jovem empresário.
Na óptica de Pedro Patrão, o grande problema da agricultura
transmontana é estrutural, mas lembra que a qualidade dos produtos é
uma mais valia. "O nosso problema será conseguir comercializá-los no
exterior. Conseguindo comercializá-los e diferenciá-los no exterior, a
nossa agricultura é extremamente sustentável e lucrativa", realça o
empreendedor.
Ainda assim, o jovem reconhece que entrar no mercado externo não é
tarefa fácil para agricultores com mais idade. "Não acho que seja uma
coisa tão difícil quanto isso, mas isso é para mim, agora para um
agricultor já com alguma idade talvez haja poucos apoios", admite.

http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=482&id=19058&idSeccao=4303&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário