sábado, 25 de abril de 2015

Copa-Cogeca pede aos ministros da Agricultura para aproveitarem instrumentos do BEI

23-04-2015 
 

 
O Copa e a Cogeca pediram aos ministros da Agricultura da União Europeia a aproveitarem ao máximo os instrumentos financeiros do Banco Europeu de Investimento, criados para facilitar o acesso ao crédito para os agricultores, intensificar o investimento e inclui-los nos programas de desenvolvimento Rural.

O presidente da COGECA, Christian Pèes, declarou que apenas sete Estados-membros utilizaran os instrumentos durante o período pasado de programação e tudo indica que a situação não venha a mudar no próximo período.

O responsável disse ser «com agrado o facto destes instrumentos beneficiarem do apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI), tendo em conta que podem aliviar a difícil situação de liquidez dois agricultor5es e contribuir para uma intensificação dos seus investimentos no sector. São apenas sete Estados-membros que utilizaram os mesmos durante o período de 2007-2013 e a situação não parece que mude muito para a próxima programação. Por conseguinte, solicitam aos países membros que os aproveitem em pleno e garantir que os agricultores e as cooperativas agrícolas recebam aconselhamento sobre como utilizá-los da melhor forma». O Copa e a Cogeca, organização da qual a Confagri faz parte, também desejam estar envolvidos nas discussões desde o início.

As duas organizações receberam, também, com agrado as conclusões do Conselho da União Europeia sobre a posição a adoptar na ocasião do Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, a celebrar entre os dias 4 e 11 de Maio, em Nova Iorque. Destacam a grande importância e o papel multinacional das florestas em termos de valor económico e ambiental, assinalando que não são apenas um lugar para passeios mas também são os pulmões da Europa. O Copa e a Cogeca assinalaram ainda que os proprietários florestais estão muito convencidos de que os membros do Forest Europe.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário