domingo, 19 de abril de 2015

Portugal classifica mais produtos portugueses de qualidade

Abril 17
12:00
2015

A Comissão Europeia decidiu acrescentar à lista dos produtos europeus de Indicação Geográfica Protegida (IGP), mais dois produtos portugueses, a Chouriça de Carne e o Presunto de Melgaço.

A Chouriça de Carne de Melgaço é obtida a partir de pedaços de carne de porco da raça bísara e é um enchido tradicional de fumeiro, de forma cilíndrica e ferradura com cor castanha clara.

A carne utilizada é do lombo, cachaço e também leva toucinho, aparas e gorduras, sempre do porco da raça bísara. O Presunto de Melgaço é também produzido a partir de porcos de porco bísaro.

Esta é uma boa notícia para Portugal e, sobretudo, para os produtores de porco bísaro, que vêem, assim, reconhecida mais uma vez a qualidade do porco que produzem.

O porco bísaro era uma raça que estava praticamente em vias de extinção há cerca de 15 anos, mas devido a um trabalho notável da associação sediada em Vinhais, tem vindo a ter um forte desenvolvimento, registando, neste momento, um efectivo de mais de 4.000 reprodutoras.

Este desenvolvimento deve-se, também, ao trabalho que tem sido realizado, no sentido de promover os produtos derivados deste porco, que apresentam uma alta qualidade.

Este desenvolvimento tem sido fundamental para a melhoria do rendimento do agricultor transmontano.

A lista de produtos europeus IGP conta com mais de 1200 denominações.


Sem comentários:

Enviar um comentário