domingo, 19 de abril de 2015

Oeiras promove colóquio sobre o conhecimento do solo em Portugal



 19 Abril 2015, domingo  Agroflorestal
solos
A Organização das Nações Unidas, através da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e o dia 5 de dezembro de 2015 como o Dia Mundial do Solo.
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), através de uma Comissão Organizadora, constituída por investigadores da Área Científica de Recursos Naturais e Ambiente, irá promover um ciclo de seminários para assinalar a efeméride.
O objetivo passa por realçar a importância dos solos para a segurança alimentar e para as funções essenciais dos ecossistemas.
O primeiro colóquio acontece a 28 de abril no auditório do CAP INIAV, em Oeiras, e incide sobre o "Estado do conhecimento do solo em Portugal".
Entre os temas abordados, destaque para a importância do solo (funções, propriedades, ameaças e proteção), as bases de dados das propriedades dos solos, a importância institucional da cartografia de solos e a sua evolução do analógico ao digital e a política dos solos e o ordenamento do território.
A entrada é gratuita mas a inscrição obrigatória.
Os próximos seminários estão agendados para 26 de maio ("Utilização sustentável do solo e da água"), 22 de setembro ("Fertilidade do solo e nutrição das plantas"), 20 de outubro ("Biodiversidade do solo") e 17 de novembro ("Degradação e proteção do solo").

Sem comentários:

Enviar um comentário