sábado, 25 de abril de 2015

Medidas para o sector de beterraba de açúcar da UE fazer frente ao futuro sem quotas

  21-04-2015 

 
As quotas de açúcar na União Europeia vão desaparecer a partir de 01 de Outubro de 2017, o que está a provocar no sector um clima de grandes incertezas em relação ao futuro.

Por esta razão, o sector de beterraba comunitário quer que a Comissão Europeia e, em especial, o recentemente criado Grupo de Especialistas do Açúcar, esclareça estas dúvidas.

A Confederação Europeia de Produtores de beterraba acordaram, na sua Assembleia, celebrada na semana passada, sete medidas que a Comissão deveria colocar em prática, entre as quais, opor-se a qualquer medida temporária para a importação adicional de açúcar em bruto ou libertar quantidades de açúcar fora das quotas nas campanhas de 2014/2015 e 2015/2016, tendo em conta que o mercado comunitário está suficientemente fornecido.

Apresentar rapidamente as modalidades de aplicação sobre a ajuda ao armazenamento privado de açúcar como consequência dos preços baixos de mercado deste produto; manter-se firmes os acordos bilaterais e multilaterais, não permitindo facilitar o acesso ao mercado comunitário de açúcar de países terceiros; assegurar que estes últimos, concorrente da União Europeia (UE) cumpram os compromissos da Organização Mundial do Comércio (OMC). A UE reduziu o apoio ao sector e obriga a cumprir rigorosamente com os limites de exportação da OMC, enquanto, ao mesmo tempo, outros países como a Tailândia, Índia e o Brasil têm vindo a aumentar o apoio ao sector açucareiro.

A quinta medida considera assegurar tratamento igual aos produtores de açúcar e aos de isoglicose; introduzir medidas adequadas para que a partir de 01 de Outubro de 2017 se garanta a transparência de mercado e uma informação apropriada aos produtores de beterraba mediante um sistema detalhado de preços e, por último, implementar uma política de energias renováveis estável com uma adição de sete por cento de bioetanol na gasolina.

 

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário