terça-feira, 1 de setembro de 2015

As famílias do vinho do Porto em reportagem na SIC


por Ivo GeraldesHojeComentar

As famílias do vinho do Porto em reportagem na SIC
A jornalista Lúcia Gonçalves foi conhecer cinco famílias que dominam o negócio e têm mantido marcas e quintas ao longo de gerações
A partir desta quinta-feira, 3 de setembro, a SIC emite um conjunto de cinco reportagens, logo a seguir ao Jornal da Noite, sobre as famílias produtoras de vinho do Porto que dominam o negócio e têm mantido ao longo de gerações marcas e quintas emblemáticas. Famílias Vintage é um trabalho da jornalista da estação de Carnaxide, Lúcia Gonçalves. "Era uma ideia antiga que tinha. Sou uma grande entusiasta de vinho do Porto que sempre achou que o produto tem uma história muito rica, com muito para contar. A juntar a isso achámos que era um trabalho interessante porque a maior parte das pessoas não sabe, neste momento, quem está por trás das marcas e dos produtos. Quem é que faz? São famílias, são empresas?", explicou.
Em cada semana vai ser mostrada uma família de grande preponderância no setor do vinho do Porto, três portuguesas e ainda duas inglesas, que por fazerem as suas vidas em território nacional se sentem também portuguesas. Guedes, Symington, Poças e os descendentes de Dona Antónia e dos Yeatman foram as escolhidas. "Foi muito difícil escolher as cinco famílias. Usámos como critério a antiguidade e a dimensão. De maneira que temos famílias que são das mais antigas do setor e que faturam milhões. Claro que ficaram muitas outras de fora mas quem sabe num outro ano conseguimos fazer mais", contou a jornalista que ainda considerou este o momento certo para a emissão destas reportagens, tendo em conta que está prestes a estrear Coração D"Ouro, no próximo dia 7, novela que tem como um dos seus cenários, precisamente, a região vinhateira do Douro.
A reportagem começou a ser gravada em junho. Lúcia Gonçalves conta que apesar de serem famílias muito antigas e conservadoras, não teve dificuldade em conseguir convencê-las a participar. "O amor pelo vinho do Porto e pelo Douro falou mais alto e foram super disponíveis em colaborar connosco e muito entusiastas com o projeto", finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário