quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Forte queda na produção de Pêra Rocha


Set 02, 2015Notícias0Like
As previsões divulgadas pela Associação Mundial da Maçã e da Pêra (WAPA) no início de Agosto apontavam para uma queda de 25% na produção de pêra Rocha em Portugal na actual campanha, face ao volume colhido em 2014. No início de Setembro ainda não existiam dados oficiais finais sobre a colheita de 2015, que começou a 10 de Agosto e decorreu até à penúltima semana do mês.

No entanto, informações obtidas junto de produtores e responsáveis de centrais já perto do fim da colheita indicam que a redução seja superior, podendo chegar aos 50%. Há mesmo alguns casos de produtores que referem ter tido menos 80% de produção.

Para esta situação terão contribuído, em grande parte, o calor excessivo verificado na altura da floração (que levou a uma acentuada redução dos vingamentos) e a forte incidência de estenfiliose e de filoxera (este último fungo apareceu no fruto poucas semanas antes da colheita). Também é referida a prevalência de um grau Brix médio mais elevado do que o registado no ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário