terça-feira, 1 de setembro de 2015

Espanha: Ministra anuncia 300 euros de ajudas por vaca leiteira

01-09-2015 
 

 
A ministra da Agricultura, Isabel García Tejerina, anunciou, em Agosto, que o Ministério espanhol vai disponibilizar ajudas directas de cerca de 300 euros por vaca para as explorações que vendem o leite abaixo da rentabilidade.

O Ministério da Agricultura de Espanha não divulgou como pretende determinar os beneficiários nem qual o limite de preço para solicitar a ajuda. No entanto, adiantou que a mesma poderá vir a beneficiar entre 2.500 e 3.000 explorações. A ministra afirmo que o seu Departamento trabalha actualmente na possibilidade de atribuir uma moratória de um ano para os créditos concedidos pelo Ministério aos pecuários.

Em Agosto, a responsável reuniu-se com o conjunto do sector do leite, nomeadamente, produtores, indústria, distribuição e interprofissional, de modo a chegar a um acordo para a estabilidade e a sustentabilidade da cadeia de valor do sector, que inclui doze medidas nas quais todos devem estar implicados.

A Ministra propôs aos representantes das empresas de distribuição alimentar que se comprometam a eliminar as práticas que possam banalizar o valor do leite e dos lacticínios perante os consumidores, assim como modificar as suas modalidades de compra de leite às indústrias, de forma que contribuam a valorizar o produtos e permitam que as indústrias possam planear a sua produção e, sobretudo, os seus contratos com os pecuários.

Aos representantes das indústrias de leite, Isabel Tejerina propôs que se comprometessem a acordar, antes de finais de Setembro, junto com os representantes dos pecuários, um contrato comercial, para aprovação pelo Ministério da Agricultura, no qual se dê estabilidade e garantia de recolha aos volumes produzidos pelos pecuários, a preços sustentáveis, que tenham em conta os custos da produção e acordos com os mercados.

Para a distribuição e indústria, sugeriu que os dois em conjunto contribuam para revalorizar o leite e o produto de origem espanh9la, como uma das melhores formas para dar maior valor a estes produtos e apoiar o sector e os pecuários espanhóis.

Às cooperativas e organizações de produtores (OP), que se comprometam a alcançar um acordo com a indústria do leite sobre o contrato comercial e que criem OP sólidas, aproveitando as bases cooperativas. A primeira cooperativa espanhola de leite ocupa o 25º lugar no ranking comunitário.

A todos os agentes da cadeia de valor do sector do leite, a Ministra sugere que assume o Código de Boas Práticas na comercialização agro-alimentar quando se aprovado, o que está previsto suceder este mês

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário