sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Devemos beber leite de vaca? Discussão faz baixar o consumo


por Joana CapuchoHojeComentar

Devemos beber leite de vaca? Discussão faz baixar o consumo
Os benefícios desta proteína deixaram de ser consensuais e há cada vez mais portugueses a retirar o produto da alimentação. Associação dos produtores está a preparar uma campanha.
O consumo de leite de vaca tem gerado grande discussão, o que está a refletir-se na diminuição do consumo. Embora continue a ser recomendado institucionalmente e aconselhado por muitos especialistas devido aos benefícios para a saúde, surgem cada vez mais argumentos contra o leite, por exemplo, a intolerância à lactose.

No segundo trimestre deste ano, a venda de laticínios sofreu uma quebra de 0,6% (12,6% para 12% quando se analisa o cabaz de compras) em relação ao período homólogo, confirmando a tendência recente, que a indústria associa aos "ataques" que o leite tem sofrido. Por isso, prevê lançar campanha de sensibilização para as suas vantagens nutricionais até final do ano.
Ao DN, o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep), Carlos Neves, disse que "anda a brincar-se com o leite e com os produtores." E justificou: "Faz parte da nossa alimentação e é recomendado pela Direção-Geral da Saúde e pela Associação Portuguesa de Nutricionistas. Mas têm circulado opiniões que assustam as pessoas." Para o representante, é preciso "olhar para a globalidade dos estudos. Há 50 investigações que comprovam os benefícios ao nível da osteoporose, por exemplo, e há duas que os questionam."

A diminuição do consumo do leite ainda não está muito estudada, frisa o nutricionista Nuno Borges, membro da direção da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN). "Mas é muito provável que esteja relacionada com campanhas de diabolização e de atribuição de mau nome ao leite", destaca. Para cada adulto estão recomendadas duas porções por dia, lembra, ou o equivalente em derivados. E de preferência magro. "É certo que há muitas pessoas que são intolerantes e para essas não se recomenda, ou recomenda-se sem lactose." Também não será aconselhado beber um litro por dia, ressalva.

1 comentário:

Anónimo disse...

a não ser que se seja um nómada nas estepes ou outro povo sem acesso a vegetais, cereais e leguminosas com a diversidade com que nós temos acesso, não faz sentido beber leite de vaca. o leite é um alimento que os mamíferos bebem enquanto bébés, não faz sentido continuar a bebê-lo em adultos e muito menos leite que é para bezerros. não é natural para o nosso organismo (não existe nenhuma outra espécie no planeta a beber leite de outros animais), é uma crueldade para as vacas e bezerros e um atentado ambiental em todas as frontes - consumo de água, consumo de recursos vegetais, degradação dos solos, produção de metano e consequente aquecimento global. o lobby do leite tem é de perceber aquilo que os consumidores aos poucos estão a perceber também e mudar de negócio. há muito dinheiro a ganhar produzindo proteína vegetal para alimentar o ser humano, uma opção ambientalmente mais equilibrada, mais saudável e sem crueldade animal. estrebuchem à vontade, mas os factos e as verdades acabam por vir sempre ao de cimo e a propaganda dos lóbbies tem os seus dias contados.

Enviar um comentário