quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Conselho informal de ministros debate divisão do pacote de ajudas

  15-09-2015 
 

   
O Conselho Informal de Ministros da Agricultura reúne esta terça-feira, sob a presidência luxemburguesa, para debater a situação da crise do sector da pecuária e o pacote de medidas apresentado pela Comissão Europeia.
 
Um dos temas chave será a divisão dos 500 milhões de euros propostos. Tudo indica que a intenção da Comissão é repartir estes fundos das entregas de leite da campanha precedente. Esta possibilidade cria opiniões diferentes entre os países, já que alguns apoiam a mesma enquanto outros defendem que a divisão seja em função do impacto da crise.
 
De forma a quantificar este impacto, os Estados-membros a seu favor propõem que se considerem as quantidades apresentadas apara intervenção e armazenamento privado, ou seja, ter em conta que os países que mais recorrem às medidas de mercado são os mais afectados pela crise. Contudo, esta opção não reflecte a realidade, já que muitos países estão especializados em produzir leite em pó e manteiga para exportar a sua produção suplementar, enquanto outros, que sentiram a crise com igual ou maior intensidade dedicam-se à produção de leite pra consumo.
 
A Comissão pretende dar flexibilidade aos Estados-membros na distribuição das ajudas, uma vez que cada país tenha o se envelope correspondente, havendo a hipótese de cada Governo decidir se concentra toda a ajuda ao sector do leite ou também para outros sectores atingidos pela crise, como por exemplo o sector da carne de porco, ou os prejudicados pela seca.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário