domingo, 13 de setembro de 2015

Estudo: formigas são tão eficazes como os pesticidas



 11 Setembro 2015, sexta-feira  Investigacao & DesenvolvimentoAgricultura
formiga

Um estudo da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, mostra que, quando os agricultores usam formigas como controladores de pragas, elas são tão eficazes como a utilização de produtos químicos.
Além disso, trata-se de um método sustentável e muito mais barato.
O estudo, publicado na British Ecological Society's Journal of Applied Ecology" em final de agosto de 2015, revela que uma análise de mais de 70 estudos científicos fornece «evidências de que em muitas culturas, do cacau aos citrinos, passando pelo óleo de palma e cedro, as formigas podem controlar as pragas de forma tão eficiente - e mais barata - do que produtos químicos».
A investigação é liderada por Joachim Offenberg, um ecologista que estuda as formigas durante mais de 20 anos.
O investigador já estudou mais de 50 espécies de pragas em nove culturas, em oito países da África, Sudeste da Ásia e Austrália.
A maioria dos estudos na investigação incide sobre formigas tecelãs (Oecophylla), uma espécie tropical que vive em árvores e tece ninhos com folhas, em forma de bola.
«Estas formigas tecelãs vivem nas copas das suas árvores hospedeiras, perto das flores e frutos que precisam de proteção contra pragas, e são bons controladores de pragas nos pomares tropicais», vinca o autor.
O que os agricultores precisam fazer «é recolher formigueiros em meio selvagem, pendurá-los em sacos plásticos entre as suas culturas arbóreas e alimentá-los com uma solução de açúcar, enquanto constroem os seus ninhos novos. Uma vez estabelecida a colónia, devem ligar-se as árvores que fazem parte da colónia com caminhos de formigas aéreos feitos de corda ou lianas».
Depois disso, as formigas precisam de pouco, com exceção de um pouco de água na estação seca, árvores que pertençam a diferentes colónias de modo que as formigas não lutem, e evitar pulverizações com inseticidas.
A avaliação mostra que culturas como caju e manga pode ser excecionalmente bem protegidas contra pragas através destas formigas.
Um estudo realizado pelo investigador na Austrália registou um aumento na cultura do caju de 49% em parcelas patrulhadas por formigas em comparação com aquelas protegidas com produtos químicos.
A qualidade também foi maior, o que fez com que o lucro líquido fosse 71% mais elevado com as formigas, do que com produtos químicos.
Estudos semelhantes realizados em culturas de manga na Austrália descobriram que as formigas poderiam produzir o mesmo rendimento como com controle químico, mas porque as formigas eram mais baratas e qualidade de frutos melhor, do resultado líquido de mangas produzidas com proteção de formigas foi de 73% superior.
«Embora estes casos em que as formigas obtêm resultados superiores aos produtos químicos sejam raros, muitos estudos mostram que as formigas são tão eficientes como químicos. E, claro, a "tecnologia formiga" é muito mais barata do que o controle químico de pragas», diz Offenberg.
Fonte: Agronegócios/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário