terça-feira, 15 de setembro de 2015

ZURRA - Festa do Burro | Coronado | sábado




 A ZURRA - Festa do Burro 2015 já vem a caminho, ao ritmo da Natureza!

19 de Setembro (sábado, das 9h30 às 22h00) é a data escolhida para a segunda edição.

O evento é organizado pela APVC (Associação para a Protecção do Vale do Coronado), de Coronado, Trofa, e pela AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino), de Miranda do Douro. 

Incluirá diversas actividades pensadas para todas as idades: 
caminhada com burros, literatura, música, hatha yoga, arte e muito mais. 

Decorrerá no Coronado (concelho da Trofa, distrito do Porto), em ambiente campestre, informal, no habitat dos três burros da APVC. 
GPS: 41.279686, -8.579105 – Rua de Soeiro, s/nº, Paiço, 
(ao lado da centenária Poça Nova, zona de São Mamede).

Promovendo as boas práticas ambientais, no plano da mobilidade, apelamos à partilha de boleias e ao recurso à bicicleta. Se puder, deixe o automóvel na garagem, utilize os transportes públicos e a bicicleta [estação de metro do Castêlo da Maia fica a 5 km do local do evento e estação de comboio de São Romão fica a 2,5 km].
Se reside no Coronado, então, não tem desculpa: venha a pé!
Caso tenha mesmo que deslocar-se via automóvel, por exemplo, se vem do Porto (a 17 km), utilize a N14 (Via Norte) – passe a Maia, a zona do ISMAI e, no cruzamento da Carriça (N14xN318, com semáforos), vire à direita e o evento fica a cerca de 2 km – basta seguir a sinalética.

programação [horários meramente indicativos] 
09h30 – Abertura.
09h45 – Aula de Hatha Yoga.  
11h15 – Caminhada com Burros.
13h00 – Piquenique – traga a sua merenda!
14h00 – Oficinas – Ambiente.
15h00 – Literatura – poesia, leituras livres, intervenção. 
15h30 – Aula do Burro.
16h00 – Bênção dos Animais – com Padre Rui Alves (Coronado/Muro).
16h15 – Música – concertos: 61, D'Alba, Concertinas on Rock, Sonoris Causa e surpresa!
22h00 – Encerramento 

A ZURRA alia ambiente, sustentabilidade, mundo rural e cultura. 
Mote: dignificar, revalorizar e promover o Burro.

Entrada livre!
Ponto de encontro de burriqueiros e curiosos da espécie asinina, mas também de ambientalistas e todos aqueles que se preocupam com a adopção de comportamentos mais sustentáveis e em sintonia com a Natureza.

ZURRA | yoga
09h45-11h00 – aula de Hatha Yoga + meditação com mantras de Kundalini Yoga, com Ema Magalhães (Padma - espaço de yoga) e Harsangat Kaur. 
GRÁTIS mas com inscrição obrigatória –– enviar dados, se faz favor [nome, localidade, e-mail, nº telemóvel] para "valedocoronado@gmail.com"
Deverá trazer roupa leve e tapete de yoga ou toalha-tipo-praia.

ZURRA | caminhada com Burros
11h15 – de curta duração/distância; bem-estar animal assegurado!
GRÁTIS mas com inscrição obrigatória –– enviar dados, se faz favor [nome, localidade, e-mail, nº telemóvel] para "valedocoronado@gmail.com"
Deverá trazer calçado apropriado, roupa leve, boné e, eventualmente, máquina fotográfica/vídeo; e ainda [e ainda!] boa disposicão!

A componente cultural também aposta nos artistas do concelho trofense. Perante a urgência em abanar o marasmo cultural reinante, a APVC pretende dar voz e "palco" à comunidade artística local.

ZURRA | arte(s)
E porque a arte também deve ser vivida fora de portas, nesta segunda edição, o artista convidado é Domingos Fonseca – também conhecido por De Velasco, artista plástico, natural do Muro e residente no Coronado, habitual colaborador do Mestre Alberto Carneiro (também residente no Coronado) – e que será responsável por uma instalação rural, denominada "Outra Natureza", em forma de espiral, com fardos de palha e 105 milheiros.

+ ZURRAR-TE – é uma intervenção artística em estilo pop, realizada em formato de cartaz de rua, através da inserção de frases subversivas, irónicas ou sarcásticas em imagens existentes ('found images') de burros. Com esta intervenção pretende-se contribuir para a alteração da imagem, normalmente pouco digna, que os asininos têm junto da maioria das pessoas, e chamar a atenção para a necessidade de preservar uma espécie animal que continua a fazer parte da identidade nacional, apesar do esquecimento a que tem sido votada. O conceito e a execução, desenvolvidos expressamente para a ZURRA, são da responsabilidade do colectivo cultural Mediterrakeo.

ZURRA | literatura
A secção denomina-se "Vozes de Burro Chegam ao Céu". Área de intervenção, com poesia, leituras diversas, sob espírito livre, para quem quiser dizer algo. Os burros são o foco mas também se aceitam intervenções sobre Mundo Rural, Natureza ou Cidadania.
Nesta área, será realizada a apresentação do livro "Sultão - o Burreco que veio de Miranda, da escritora Isabel Mateus.

ZURRA | concertos
Algumas bandas irão actuar na ZURRA, à luz de diversidade sonora. Do tradicional ao hip hop, do rock ao pop contemporâneo, anunciamos os D'Alba (Coronado-Trofa/Porto), Concertinas on Rock (Coronado-Trofa), 61 (Bougado-Trofa), Sonoris Causa (Porto) e uma surpresa!...

ZURRA | saber mais
Oficina | A descoberta de uma das nascentes da Ribeira da Mamoa  | Projecto Rios; 
Conversa | Preservação do ambiente, reutilização e reciclagem | Rita Carvalhas; 
Aula do Burro | AEPGA.

A Aula do Burro pretende proporcionar a aproximação e o conhecimento da raça asinina de Miranda (actualmente, ameaçada de extinção), através da realização de actividades lúdico-didácticas. O principal objectivo destas actividades não é mais do que dar a conhecer a raça asinina de Miranda – Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês. Esta será uma aula singular, pois não é todos os dias que podemos aprender mais sobre o ciclo de vida do Burro de Miranda. Conhecer para defender! 

ZURRA | desafios
A organização lança dois reptos: se tem um burro – ou se conhece alguém que tenha – pois bem, a ZURRA foi especialmente criada para os asininos: contacte a organização, inscreva o animal e leve-o à festa! 
Associações de cariz ambiental e/ou cultural também são convidadas a participar no evento, gratuitamente, com banca.

ZURRA | o burriqueiro do Coronado
Festa que é festa não poderia esquecer uma das maiores referências no que diz respeito às vivências com burros, no Coronado: o saudoso Ti' Joaquim Africano e o seu inseparável burro. Serão relembrados e, de certa forma, homenageados! 

ZURRA | e ainda! 
Bancas de associações, jogos tradicionais e outras surpresas!



Sem comentários:

Enviar um comentário