domingo, 29 de novembro de 2015

Faz quarenta anos que os agricultores travaram o avanço da reforma agrária comunista

Novembro 25
12:18
2015

No dia 24 de Novembro de 1975, cerca de cinquenta mil agricultores concentraram-se, em Rio Maior, para protestar contra a reforma agrária que estava a ser levada em Portugal, instigada pelo Partido Comunista da altura e apoiada pelos militares do Conselho da Revolução.

Rio Maior foi o culminar de várias reuniões, como a de Santarém de 7 de Novembro de 1975, em que dois agricultores foram mortos e vários feridos. No dia 24 de Novembro, a mega manifestação culminou com o corte da estrada que ligava Lisboa ao Porto, o que causou grande impacto a nível nacional.

José Manuel Casqueiro, que tinha sido eleito Secretário-geral da CAP, veio a Lisboa com uma delegação de três agricultores, para apresentar um caderno reivindicativo ao Conselho da Revolução.

Neste caderno de treze pontos dizia-se, claramente, que se continuassem a ocorrer as ocupações selvagens das herdades, os agricultores iam começar a cortar as estradas.

Esta manifestação marcou um virar da página na "Reforma Agrária Comunista", a que se seguiu uma mudança política do país e o início da volta à normalidade da agricultura portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário