domingo, 29 de novembro de 2015

Viniportugal quer maior aposta na produção portuguesa de espumantes

Novembro 25
12:26
2015

A Viniportugal está empenhada numa campanha de sensibilização junto dos produtores de vinho nacional, para que apostem na produção de espumante, uma vez que neste momento as exportações deste vinho são residuais.

O controlo mundial dos vinhos espumantes é detido pelos vinhos brancos espumosos produzidos em França, na região de Champanhe, no entanto, segundo esta organização interprofissional, esse domínio pode ser destronado, devido à qualidade e potencial que temos para produzir este tipo de vinho.

Investir neste segmento e diversificar na oferta e vários mercados mundiais estão receptivos a importar estes vinhos portugueses.

Antigamente só a Bairrada tinha tradição de produção de espumante, sendo que hoje em dia outras regiões também estão a avançar inclusive a do vinho verde.

Espanha e Itália já vêem há alguns anos a investir neste segmento, pelo que Portugal tem aí um bom exemplo para avançar também.

O vinho francês da região de Champanhe atinge preços muito elevados, uma vez que o terreno para a plantação daquelas vinhas é do mais caro do mundo, pelo que um produto de qualidade semelhante e produzido em condições mais económicas, tem lugar no mercado mundial.

A Viniportugal vai continuar as suas campanhas de promoção do vinho português no estrangeiro, sendo previsto um orçamento de 800.000 euros para o Brasil, 780.000 euros para a China e 711.000 euros para o Canadá.   O programa também abrangerá a Noruega, a Suécia, o Reino Unido e a Alemanha.

Actualmente o maior importador de vinhos portugueses é a França, com 78 milhões de euros, seguido de Angola com 52 milhões de os Estados Unidos com 51,6 milhões (dados deste ano até ao mês de Setembro).

Sem comentários:

Enviar um comentário