quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Stoock: multi-sensor português para monitorizar culturas agrícolas



 18 Novembro 2015, quarta-feira  Agrobótica

O produto chama-se Stoock, e é uma ferramenta que cruza a gestão do terreno agrícola com a monitorização e parametrização física das culturas. A tecnologia permite, entre outras funções, detetar a humidade do solo, a humidade e a temperatura do ar, a velocidade do vento e a radiação solar, índice de evapotranspiração ou balanço hídrico das culturas.

O Stoock é um dos três projetos finalistas no concurso EDP Inovação é trata-se de um dispositivo energeticamente autossuficiente, que se integra na ótica da Internet of Things.
Bruno Fonseca, CEO da Agroop, empresa responsável pelo desenvolvimento do produto, afirma que o projeto apareceu para suprir uma necessidade já identifica pelos agricultores clientes da Agroop. De momento, o primeiro protótipo do Stoock deteta a humidade do solo, a humidade e a temperatura do ar, a velocidade do vento e a radiação solar. Contudo, está já em desenvolvimento um "segundo protótipo que será ainda mais funcional e que terá um menor número de sensores", adianta Bruno Fonseca.

Ainda segundo o promotor, "através da recolha destes dados e devido à comunicação com a Agroop Operacional (software para gestão de operações agrícolas), o sistema conseguirá calcular o índice de evapotranspiração e o balanço hídrico das culturas e assim garantir que as mesmas recebem a água exata à sua melhor evolução, evitando ainda desperdícios hídricos e energéticos muito significativos".
O Stoock está pensado para ser um aparelho muito fácil de configurar, tão intuitivo que o próprio agricultor não terá qualquer dificuldade em instalá-lo e integrá-lo com a aplicação, sem qualquer ajuda externa.

Para Bruno Fonseca, "o sistema combinado (Agroop Operacional + Stoock) será revolucionário, porque por um lado receberá informação produtiva e operacional dos agricultores e por outro detetará parâmetros físicos através do Stoock. O sistema, possuindo este tipo de informação conseguirá correlacionar as variáveis operacionais com as variáveis físicas e em pouco tempo identificará fatores críticos que contribuirão para o aumento ou diminuição da produtividade agrícola, nomeadamente aspetos relacionados com rega, fertilização, tratamentos, pragas, condições climáticas, custos de produção, etc. …"
Os primeiros testes no terreno, terão lugar no início do próximo ano e irão decorrer numa exploração em monocultura. Após validação algoritmica e técnica do sistema, irão desenvolver-se modelos de análise agronómica para outras culturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário