quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Produção de batatas na Europa

Novembro 23
16:13
2015

Segundo um relatório da NEPG (grupo de Produtores do Nordeste Europeu), que compreende a Alemanha, a Bélgica, a Holanda, a Inglaterra e a França, as batatas mais tardias beneficiam muito das chuvas do fim do verão, tendo tido um bom desenvolvimento no final do ciclo.

Assim, é feita uma correcção às previsões de produção, com um aumento de 300.000 toneladas, para uma produção total de 25.157.000 toneladas (batata de consumo).

A Bélgica foi quem mais beneficiou desta situação climatérica, para prever uma produção de 51,2 ton/hectare, enquanto anteriormente, a produção era de 47 ton/hectare. No entanto, a produção total vai manter-se significativamente inferior à do ano passado, sendo, mesmo, inferior à média dos últimos cinco anos.

Regista-se, neste momento, uma procura crescente por parte da indústria e esta baixa de produção está a fazer aumentar a procura de batatas para consumo directo.

A desvalorização do euro está a tornar muito competitiva a batata europeia nos mercados tradicionais, apesar da produção da América do Norte ser superior à do ano passado.

Os preços vão, assim, ser seguramente bons, mas os produtores já estão com medo de, com estes preços, provocar um aumento de plantação para os próximos anos, com os produtores de beterraba a passarem para batata.

Sem comentários:

Enviar um comentário